Deve virar lei nos próximos dias o projeto que cria a Campanha Nacional de Incentivo à Doação de Cabelo a Pessoas Carentes em Tratamento de Câncer e Vítimas de Escalpelamento. A proposta (PL 610/2021), de autoria do deputado Vinicius Carvalho (Republicanos-SP), foi aprovada pela Câmara dos Deputados em 2022 e, nesta quinta-feira (3), recebeu o aval final do Senado. O texto segue para sanção presidencial.
O objetivo da campanha é conscientizar a população sobre a importância da doação de cabelos, que será utilizado na confecção de perucas para pacientes que sofrem perda capilar, seja por tratamento de câncer, seja por acidentes, como o escalpelamento, que é o arrancamento brusco do couro cabeludo, geralmente causado por hélices de embarcações, especialmente em regiões ribeirinhas.
“Esse projeto nasceu de uma conversa que tive com o vereador Ricardo Almeida (Republicanos), da cidade de Embu das Artes – SP, que já realiza um trabalho exemplar de arrecadação e doação de cabelos”, contou o deputado Vinicius Carvalho. “Apresentei a proposta na Câmara e ela foi aprovada por unanimidade. Agora, com a aprovação no Senado, damos um passo importante para resgatar a dignidade de pessoas que enfrentam momentos difíceis, seja por doenças graves ou por acidentes traumáticos.”
A campanha será realizada anualmente, na semana do Dia Nacional de Combate ao Câncer, celebrado em 27 de novembro. A coordenação ficará a cargo do governo federal, com apoio de entidades da sociedade civil.
Fonte: Ascom – Liderança do Republicanos na Câmara