Mais uma vez a população terá que arcar com o aumento do custo da produção de energia, por conta da seca que atinge o país. A conta de luz mais cara não só consome uma fatia maior dos orçamentos domésticos como pressiona outros preços de produtos e serviços, prejudicando ainda mais o bolso dos brasileiros.
O preço da energia elétrica já subiu quase três vezes mais que a inflação ao longo dos primeiros oito meses de 2021. A bandeira tarifária, que aciona uma cobrança adicional sempre que aumenta o custo da produção da energia no país, foi retomada em dezembro passado e desde então vem encarecendo cada vez mais a conta de luz. O patamar 2 da bandeira tarifária vermelha é a curto prazo um cenário irreversível. Resta ao consumidor economizar o máximo de energia para reduzir o impacto desse aumento.
Evite banhos longos
Os banhos devem durar, no máximo, cinco minutos, para evitar o desperdício de água e o consumo em excesso de energia elétrica, principalmente no inverno. Também deve ser priorizado o modo “morno” ou “verão” em dias quentes.
Fique atento ao carregador de celular
Não deixe o carregador de celular na tomada depois que o aparelho estiver completamente carregado.
Aproveite a luz natural
Além de ser confortável para os olhos, aproveitar a luz natural do dia ajuda a reduzir o desperdício de energia. Evite acender luzes em ambientes já naturalmente iluminados, dê preferência a lugares com janelas amplas e paredes claras.
Evite o ‘modo espera’ dos aparelhos
Nunca deixe os aparelhos ligados no “modo espera”. Não há necessidade de continuar consumindo energia se não estão sendo utilizados. Tire o eletrodoméstico da tomada quando não estiver em uso.
Escolha lâmpadas LED
Dê sempre preferência às lâmpadas LED, que consomem até 80% menos que as lâmpadas convencionais.
Utilize a função “timer” das TVs
Evite dormir com a TV ligada. Utilize a função “timer” ou “sleep”.
Utilize a geladeira com eficiência
Evite utilizar a parte de trás da geladeira ou do freezer para secar panos e roupas. Verifique sempre o estado da borracha de vedação e evite abrir a porta a todo momento.
Passe as roupas de uma única vez
Junte a maior quantidade possível de roupas para passar e sempre utilize a temperatura indicada para cada tipo de tecido. Deixe as roupas leves para passar com o ferro desligado.
Confira os fios de casa
Fios desencapados ou expostos podem gerar acidentes e contribuem para perda de energia. Troque-os com urgência.